RESUMO :
O trabalho analisará o capital cultural dos professores negros e negras, brancos e brancas de todas as áreas de conhecimento da UFBA. A pesquisa pretende, por meio de amostra probabilística, verificar quais elementos influenciam na trajetória educacional de docentes negros e negras, brancos e brancas da universidade. Segundo Rosemberg (2007) há uma demarcada diferença da escola frequentada pelos brancos e aquela usufruída pelos negros. Muito mais que fatores históricos, serão analisados os aspectos de transmissão intergeracional ou intergrupal que serão observados para se entender as distinções de mobilidade social entre brancos e negros, das referidas áreas. A proposta faz parte de outro trabalho BRITO; QUEIROZ; SOUZA (2017) que já vem sendo realizado, por essa equipe, o estudo em questão, apontou para necessidade do mapeamento e identificação de professores, além de identificar a trajetória percorrida por cada uma das docentes. Participaram 2143 professores, sendo 880 homens brancos, 41,06%; 819 mulheres brancas, 38,22%; 218 homens negros, 10,28%, incluindo pretos e pardos; 226 mulheres negras, 10,54%,. A partir desses dados far-se-á a coleta por amostragem probabilística, em cada área do conhecimento a ser investigada nesta fase da pesquisa.
COORDENADORES :
Dra. Angela Ernestina Cardoso de Brito
Dr. Anderson Luiz Ara Souza
Mestranda: Juliana Marcia Santos Silva
Dra. Elisabete Aparecida Pinto
APOIO:
Programa Permanecer, Programa Sankofa, Projetos especiais/PROAE.