RESUMO :
O trabalho analisa a entrada de homens e mulheres dos distintos segmentos raciais nas cátedras do ensino superior, por meio de concurso público, na UFBA entre 2016-2017. Apresenta resultados de todas as áreas de conhecimento, trata- se do primeiro trabalho quantitativo, no Brasil, que intersecciona raça nas cátedras no ensino superior. Participaram 2143 professores, sendo 880 homens brancos, 41,06%; 819 mulheres brancas, 38,22%; 218 homens negros, 10,28%, incluindo pretos e pardos; 226 mulheres negras, 10,54%, incluindo as pretas e pardas. O indicador utilizado para análise dos dados foi o índice de paridade racial - IPR e o índice de paridade de gênero - IPG. O IPR mede a distância entre negros e brancos para qualquer valor numérico. O IPG representa a distância entre homens e mulheres. O IPR da UFBA ficou em 0,26 e o IPG em 0,95. Os estudos destacam para a presença pontual e inexpressiva de homens e mulheres negros na docência do ensino superior da UFBA.
COORDENADORES:
Dra. Angela Ernestina Cardoso de Brito
Dr. Anderson Luiz Ara Souza
Dra. Delcele Mascarenhas Queiroz
Ms. Cássia Virgínia Bastos Maciel
Dra. Elisabete Aparecida Pinto
APOIO:
Programa Permanecer, Programa Sankofa, Projetos especiais/PROAE e Pibic/UFBA.