RESUMO :
O projeto tem como objetivo Identificar de que forma as professoras negras são representadas pelos(as)discentes dos cursos de Serviço Social, psicologia, ciências sociais e história da UFBA. Os estudos permitem considerar que há uma tendência na sociedade de classes em naturalizar ideologicamente as desigualdades sociais e raciais. Neste caso as mulheres negras são impactadas por múltiplas formas de discriminação que ocorre no processo de hierarquização baseada em critérios raciais, de gênero, de classe e geração. (CREENSHAW, 2002) No imaginário do brasileiro, ser mulher negra representa exercer funções subalternas e de menor prestígio na estrutura ocupacional, partir de reflexão semelhante. A análise do discurso, das narrativas de discentes sobre as professoras negras aqui apresentadas, poderá explicitar o fato de que o racismo, a exclusão racial e a eugenia são projetos naturalizados que provocam consequências ainda hoje. Essas ideologias ainda fazem vitimas, colonizam mentes, identidades e emoções, ao ponto de alunos(as) universitários representarem as professoras negras com toda sorte de desprezo e desmazelo estrutural, seu tipo físico não é o padrão ou o desejável, suas características físicas se tornam motivo de piada, sua voz é alta demais, portanto agressiva, não tem sensibilidade no trato com outras pessoas, a louca, a desleixada, a desorganizada, muito objetiva, as vezes sua fala é tomada como preterição e então é a degenerada, a marcada a descartável. E por conta disso, toda sorte de preconceitos e discriminações são difundidas. A representação da identidade das mulheres negras deve ser compreendida como um processo cultural: o sujeito ao se ao se posicionar, de acordo com sua história, seu tempo, seu espaço, cria representações, produz significados.
> Alguma professora negra, do seu curso, já foi vítima de assédio moral, por alunos ou por professores?
> Sua professora branca discute racismo?
> Sua professora branca já foi racista com você?
> Seu professor branco discute racismo?
> Seu professor branco já foi racista com você?
> Quantas professoras negras têm no seu curso?
> Você se identifica com algum(a) professor(a) negro (a)?
> No seu curso as professoras negras são tratadas da mesma forma que as professoras brancas?
> Alguma professora negra, do seu curso, já foi vítima de situações vexatórias, abuso de poder, humilhações, etc pelos alunos ou professores?
> Já ouviu comentários depreciativos das professoras Negras? O que você fez?
PRECISAMOS DISCUTIR O RACISMO NA UNIVERSIDADE:
> “As professoras negras são impactadas por múltiplas formas de discriminação que ocorre no processo de hierarquização baseada em critérios raciais, de gênero, de classe e geração”.
> “As ideologias racistas ainda fazem vitimas, ao ponto de alunos universitários representarem as professoras negras com toda sorte dedesprezo e desmazelo estrutural: seu tipo físico não é o padrão ou o desejável, suas características físicas se tornam motivo de piada, sua voz é alta demais, portanto agressiva, insensível, a louca, a desleixada, a desorganizada, a indelicada, às vezes sua fala é tomada como preterição e então é a degenerada, a marcada a descartável”.
> “Projeções depreciativas e negativismos vinculados às representações dominantes são também chão para que o racismo deem seus passos no sistema educacional”.
COORDENADORES:
Dra. Angela Ernestina Cardoso de Brito
Dr. Anderson Luiz Ara Souza
Mestranda: Juliana Marcia Santos Silva
Ms. Cassia Virgínia Bastos Maciel
Dra. Delcele Mascarenhas Queiroz
Dra. Elisabete Aparecida Pinto
APOIO:
Programa Permanecer, Programa Sankofa, Projetos especiais/PROAE.