RESUMO :
O trabalho tem por objetivo verificar como os agentes socializadores negros transmitem noções relacionadas às diferenças raciais, investigando de que maneira orientam os filhos a respeito da transmissão da origem, pertencimento e identidade racial. O estudo será realizado por meio e entrevistas aplicadas aos alunos(as) negros(as) no Instituto de psicologia, nos cursos de Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais. Por meio dos depoimentos colhidos aprofundará reflexões sobre como as famílias negras preparam seus filhos para enfrentar o preconceito e a discriminação racial, identificando as estratégias e formas de enfrentamento. O presente projeto está integrado e, é desdobramento direto do projeto maior intitulado: professoras negras na UFBA: cor status e desempenho. Trata-se de um projeto guarda-chuva onde os objetivos estão articulados metodologicamente e teoricamente com o projeto maior, cadastrado na plataforma Brasil com o nome deste último. Há poucos trabalhos sobre socialização das famílias negras no Brasil, a intenção é conhecer os mecanismos que as famílias negras utilizam para transmitir conceitos referentes à identidade e pertencimento racial.
COORDENADORAS:
Dra. Angela Ernestina Cardoso de brito
Dra. Elisabete Aparecida Pinto
APOIO:
Pibic/UFBA.